Nosso Município precisa de você. Venha fazer parte, comente, sobre as coisas que nos dão orgulho e as que nos entristecem ! ! !

Vai ficar como os outros de papo para o ar? Lendo notícias "pagas" nos jornais? Você que fazer parte desta comunidade? Quer mostrar a realidade de seu bairro aqui? Enviar fotos do nosso Município? Então, está esperando o que? Venha, seja um "REPORTER VIRTUAL", mande-nos suas informações e elas passarão a fazer parte desta página, participe, dê sua contribuição, seja você mais uma voz a clamar pela divulgação da verdade da população Araruamense!
  • Clik aqui e fale conosco.
  • PERSONAGENS DA HISTÓRIA ARARUAMENSE PART. 2


    A HISTÓRIA DE ARARUAMA ESTÁ REPLETA DE PERSONAGENS QUE MERECEM SER BIOGRAFADOS POR TEREM CONTRIBUÍDO COM SUA INTELIGÊNCIA, COM SUA BENEMERÊNCIA E DEDICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO, DENTRE TODOS DESTACAMOS OS NOMES SEGUINTES.
    BARÃO DE MONTE BELO - Se levarmos em consideração a obra intitulada Archivo Nobiliárquico Brasileiro, organizada pelo Barão de Vasconcellos, podemos afirmar que o Comendador Joaquim Marinho de Queiroz foi o único filho de Araruama a ser agraciado com um titulo nobiliárquico, o de Barão, por decreto imperial de 14 de março de 1867 e o de Barão Com Grandeza, conforme decreto de 21 de dezembro de 1871. Joaquim Marinho de Queiroz era um, dos mais conhecidos fazendeiros da Região dos Lagos, tendo exercido alguns dos cargos proeminentes na vida administrativa de Araruama, como o de primeiro Presidente da Câmara Municipal, que e o que correspondia ao de prefeito da atualidade; de Inspetor Paroquial de Ensino Público e Suplente de Juiz Municipal de órfãos. Era Comendador da Imperial Ordem de Cristo e OficiaL da Imperial Ordem da Rosa. faleceu e foi sepultado em Araruama há cem anos, em 1888
    JOÃO BATISTA CORTINES LAXE - Embora tendo nascido no Município de Rio Bonito, onde chegou a exercer o mandato de Vereador, Cortines Laxe tem seu nome ligado à história de Araruama, onde escreveu uma de suas mais importantes obras, Regimento das Câmaras Municipais, com o histórico da fundação de vários Municípios da antiga Província, hoje Estado do Rio de Janeiro, livro de grande valia para os pesquisadores. que deve ter sido elaborado no período em que o seu autor exercia a profissão de advogado em Araruama. conforme consta dos exemplares do Almanack Administrativo Laemmert para os anos de 1867 e 1868. O nome de Cortines Laxe figura também da numerosa relação de lavradores proprietários de fazendas de café naquele Município da Região dos Lagos.
    ANTÔNIO JOAQUIM DE MACEDO SOARES - Como Juiz de Direito, foi o responsável direto pela revisão e atualização da obra Regimento das Câmaras Municipais, de autoria de Cortines Laxe, e, principalmente, pela elaboração do Regimento interno da Câmara Municipal de Araruama, instrumento normativo bastante elogiado na Assembléia Legislativa Provincial do Rio de Janeiro e que chegou a ser adotado pelas Câmaras Municipais de diversos Municípios em fase de organização.
    O nome do Dr. Antonio Joaquim de Macedo Soares figura em todas as listagens do seleto grupo de eleitores do Colégio Provincial de Araruama nas décadas de 1860 1870. Além disso, ele exerceu também o cargo de Presidente da Câmara Municipal, no início da década de 1870, e ocupou a importante função de Inspetor Municipal de Ensino.
    CORONEL FRANCISCO ÁLVARES DE AZEVEDO MACEDO - Como Coronel da Guarda Nacional, ocupava o mais elevado posto no Comando Superior dos Municípios de Araruama, Cabo Frio e Saquarema, estando a ele subordinados vários esquadrões de cavalaria e batalhões de infantaria.
    Era detentor da Ordem Imperial da Rosa, no grau de Comendador e no Município de Araruama destacava-se como um dos mais abastados fazendeiros, sendo proprietário, entre outras, da Fazenda Soubara, onde existia um porto fluvial (no Rio São João) para o escoamento de diversos gêneros, destacando-se o café. O Coronel era um dos cinco proprietários de barcos em Araruama o que significava poder e prestígio.
    COMENDADOR BENTO JOSÉ MARTINS - Atuou durante duas décadas, de 1869 até pelo menos 1886, como Vereador da Câmara Municipal de Araruama, entidade que presidiu durante várias legislaturas, conforme consta dos exemplares do Almanack Mercantil e Administrativo do Império do Brasil, na seção dedicada à Província do Rio e Janeiro.
    Foi um dos beneméritos do Municípios, tendo feito a doação de um prédio para que nele funcionasse a Casa de Caridade de Araruama, além do sino para a matriz e também um relógio de repetição. para a Câmara de Vereadores.
    MAJOR CARLOS JOSÉ DE SÁ CARVALHO - Era, em Araruama, o segundo oficial de maior posto no Estado Maior da Guarda Nacional, com incumbência de comandar o Segundo Esquadrão de Cavalaria da Província, que se encontrava aquartelado no Município e ao qual estavam subordinados duas companhias, comandadas, respectivamente, pelos Capitães José Pereira da Gosta Vieira e Marcelino José Leite.
    Exerceu o cargo de Vereador na primeira legislatura, que teve início em 1861, tendo o seu nome incluído entre o reduzido grupo de votantes do Colégio Eleitoral de Araruama, onde desempenhava os papéis de fazendeiro, produtor de açúcar e de aguardente, sendo proprietário da Fazenda do Morro Grande. Foi agraciado com a medalha da Ordem de Jesus Cristo, no grau de Cavaleiro.
    ANTÔNIO RODRIGUES DO COUTO - O Comendador Antonio Rodrigues do Couto era também um abastado proprietário araruamense. constando da listagem do Laemmert como fazendeiro e fabricante de açúcar. Em 1855, aparece figurando corno um dos suplentes ao cargo de Juiz Municipal de órfãos da então Freguesia de São Sebastião de Araruama, à época vinculada ao Município de Saquarema. Cortines Laxe, na sua já amplamente citada obra, informa que o Comendador foi também um benemérito de Araruama, ao fazer a doação, juntamente com o Dr. Joaquim Antunes de Figueiredo, de cinco braças de terras para que fosse construída a matriz de São Sebastião, inaugurada em outubro de 1867, e para onde foi transferida a sede da Freguesia.
    DR. JOAQUIM ANTUNES DE FIGUEIREDO - Em 1852, quando Araruama ainda se encontrava subordinada ao Município de Cabo Frio, o nome do Dr. Joaquim Antunes de Figueiredo aparece na listagem dos médicos da Freguesia, devendo ser, provavelmente, um dos primeiros araruamenses a exercer a profissão da Medicina. No ano seguinte, 1853. exerceu o cargo de primeiro Juiz de Paz de Araruama, á vinculada ao Município de Saquarema. Era proprietário de olaria, caieiras, fornos de fazer cal e também de uma fazenda para criação e lavoura. Ainda, segundo Cortines Laxe, foi um dos benfeitores do Município, doando cinco braças de terras para que fosse finalmente construída a matriz de São Sebastião. Como político, exerceu em várias legislaturas o cargo de Vereador, permanecendo na Câmara Municipal pelo menos de 1869 até 1877.
    JOSÉ MARIA CASTANHO — Muito embora tenha nascido em Portugal, no ano de 1883, acabou tornando-se num dos mais dedicados amigos de Araruama, por uma dedicação continuada durante seis décadas ininterruptas. Foi um dos responsáveis pela organização de uma das boticas do Município, em 1913, numa época em que o farmacêutico exercia também o papel de conselheiro e atuava, provisoriamente, como médico da população rural. Como político, durante mais de trinta anos contínuos exerceu o mandato de Vereador e desempenhou as funções de Secretário da Câmara Municipal. Privou da amizade de inúmeros dirigentes do Estado do Rio de Janeiro, entre os quais, Nilo Peçanha e Amaral Peixoto o que justificou, em determinada época, o fato de Araruama pudesse ver atendidas aLgumas das suas reivindicações sociais.
    PLÁCIDO VIEIRA MARCHON — Foi eleito Prefeito de Araruama em 1924, embora não tenha chegado a tomar posse devido à intervenção federal no Estado. Novamente era eleito em 1930, não tendo oportunidade de administrar o Município, uma vez que foi deposto pelos revolucionários de 1930. Destaca-se e citado por alguns estudiosos da História de Araruama como um pesquisador das coisas locais, embora não tenha chegado a publicar nenhum trabalho, conforme assinala Artur Valle Júnior, que assim se refere ao biografado: “O Sr. Plácido Marchon, que é um estudioso da História de Araruama e que nos forneceu também preciosos dados, assim nos fala sobre as ruínas dessa capela" (Refere-se à Capela do Hospício de São Sebastião): “As ruínas ainda há poucos anos chamavam a atenção de quem passasse pela praia do Hospício ou atravessasse a lagoa de Araruama em fronte aquela praia. Denotavam ter existido ali uma igreja de pequenas proporções e um modesto convento. Junto àquelas ruínas encontrava-se uma velha peça de artilharia. Era de grandes dimensões, de ferro, e na parte da culatra tinha esculpidas as armas portuguesas.
    Por ocasião da última guerra européia, valorizados o ferro e todos os metais, foi vendida essa velha peça histórica, testemunha e talvez partIcipe de heroísmos, naquelas longínquas eras em que a sua presença mantinha à distância naus francesas e holandesas que assediavam a costa". (in Araruama — Ensaio de Levantamento Estatístico do Município, 1931).
    MAJOR FÉLIX ANTUNES MOREIRA — Era carioca de nascimento, mas viveu e atuou politicamente em Araruama durante a maior parte de sua existência. Como Vereador, ocupou, em várias Legislaturas, o cargo de Presidente da Câmara Municipal, tendo exercido o cargo em 1894, na fase de transição do Regime Monárquico para o Republicano. representou o Município na Assembléia Legislativa do Estado e foi o autor da lei que restituiu a Niterói os foros de capital do Estado, então detidos pela Cidade de Petrópolis.

    0 comentários:

     

    Nossa Bandeira

    Nossa Bandeira

    GOSTOU?

    CLIMA

    HINO DE ARARUAMA

    Araruama, tens paisagens tão lindas
    Araruama, tens belezas infindas
    Araruama, o teu sol que seduz
    Sob o teu céu que é o mais estrelado
    Se formam noites azuis.
    Os teus lagos de águas dolentes
    Prateados de raro esplendor
    Dão otimismo aos indiferentes
    E o ambiente para o amor.

    INFORMAÇÕES DA CIDADE

    Experience

    O Que Araruama Precisa Mais.
    Melhor Atendimento Hospitalar.
    Mais Escolas.
    Calçamento nas Ruas.
    Mais Iluminação Pública.
    Melhor Colheta de Lixo.
    Mais Segurança.
    Mais Lazer.
    Todas as Opções.
    Votar
    resultado parcial...

    Você acha que, nosso politicos são...
    Ótimos
    Bons
    Regulares
    Fracos
    Péssimos
    Votar
    resultado parcial...

    Followers

    Features-Content

    NIVER